domingo, 25 de setembro de 2016

Eleições 2016: Valorize o seu voto!

Estamos a menos de 7 dias da maior festa da democracia desse país.  Infelizmente ainda é muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação.
No entanto muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

O voto hoje é uma arma do povo, utilizada para fazer o bem. Porem na história do Brasil nem sempre foi assim.  Nos tempos da republica no inicio do século XX era muito comum o coronelismo e o voto de Cabresto.
No Coronelismo, o coronel controlava os votantes nas áreas que tinham mais influencias. Ele obtinha votos para seu candidato em troca de presentes, como roupas e sapatos, ou de benefícios, como uma vaga num hospital ou um cargo público. 
O plano dependia da ação dos coronéis, eles controlavam o eleitorado regional, faziam a propaganda dos candidatos oficiais, fiscalizavam o voto não secreto dos eleitores e a apuração.
Outra arma anti-democratica, era o voto de Cabresto, como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. 
Porem,  felizmente os tempo são outros. A Constituição de 1988, estabeleceu que os governantes  fossem eleitos onde  todos os maiores de 18 anos pudessem votar e o melhor, de forma secreta. Isso é considerado um divisor de águas na História do Brasil, ao ponto que dá voz ativa para toda a população, na qual não existe diferenças entre raças, classes, enfim  todos somos iguais perante a lei.
Portanto, valorize o seu voto, esse ato foi uma conquista aduar na nossa história e provavelmente muitos dos seus pais e avós não tiveram  esse direito de escolha. 
Nas eleições a sociedade tem a responsabilidade e uma missão importante de colocar na urna não só o voto pessoal, mas a consciência de que ele tem consequências para suas vidas e para o futuro da cidade. O "eleitor vota em 30 segundos e depois pode pagar pelo erro durante quatro anos".
Veja se seu candidato tem a Ficha Limpa, quem esta por trás da sua campanha, o que ele  fez pela comunidade, se ele apresentou propostas concretas ou apenas afirmou que vai lutar por você. Observe também se o seu candidato tem apoio de deputados, governador ...pois tudo isso ajuda na hora de conseguir um recurso, uma verba para algum projeto na cidade.
É fundamental conhecer o seu candidato, avaliar as propostas, se elas podem mesmo ser realizadas e principalmente não venda ou troque seu voto, se você vende seu voto estará contribuindo para colocar os corruptos no poder e quem pagará caro por isso é a sua cidade. Pois imagine uma pessoa capaz de utilizar de suborno e compra de votos não será um bom representante da região, pois a corrupção se mostra antes mesmo da posse do cargo público, já que busca se promover através de métodos ilegais.
As às vezes a pessoa não tem noção de que um lanche oferecido, uma cerveja paga  ou um  transporte para o local de votação podem ser uma tentativa de compra de voto. É importante entender que a compra de voto não é feita apenas com dinheiro ou com coisas que representem valores financeiros elevados. Gestos que parecem simples podem  também significar esse tipo de corrupção. Afinal o valor do voto não esta em seu lado financeiro, mas sim nas boas possibilidades  que ele trará pra você no futuro. 
A menos de 15 dias observa que "alguns candidatos já começaram o jogo sujo, tentando desestabilizar a  campanha oferecendo vantagem aos eleitores, falando mal do adversário e sua família, agredindo pessoas. Isso só prova que a campanha do adversário está forte e pronta para vencer. 


E você, eleitor, não se deixe enganar por mentiras de candidatos que só desejam ter mais poder a todo custo e com jogo sujo, denegrindo a imagem de pessoas do bem. Não caia neste golpe. Procure ver porque fazem isso e você vai descobrir que tem mais sujeira nesses que fazem essas fofocas do que você imagina"

Portanto, esse ano seja um cidadão inteligente, dê uma lição de cidadania, não venda seu voto! Afinal voto não tem preço, tem conseqüência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...