quarta-feira, 9 de março de 2016

Líderes de Ivatuba: Vanderlei Santini

 
A  coluna Lideres de Ivatuba está nas suas edições finais e hoje vamos falar do homem que mais vezes foi  prefeito de Ivatuba e que deixou muitas saudades e benfeitorias para nossa cidade: Vanderlei Santini.
Natural de Bauru-SP, Vanderlei Oliveira Santini nasceu em 27 de outubro de 1954 . Fruto da união entre o Senhor Antonio Santini (in memoriam) e a Senhora Eurides Oliveira Santini. Uniu-se pelos laços do matrimonio com a Funcionária Pública Luiza Coral Santini com quem tiveram 3 filhas: Kelly, Thais e Karen.
Seus estudos iniciaram no Colégio Estadual Moraes Pacheco e na Escola Vila Seabra onde     conclui o Ensino Médio. Após ingressou na Escola Agrícola Dona Sebastiana de Barros em São Manoel-SP. Para aprimorar seus conhecimentos ingressou na Faculdade Adventista Paranaense  em Ivatuba.

 Vanderlei residiu com seus pais até seus 16  anos, idade em que foi estudar na escola agrícola e passou a morar sozinho. No ano de sua  formatura sofreu um acidente onde permaneceu hospitalizado por 2 meses.
 Posteriormente prestou concurso público para o Banco Itaú e em seguida para a EMATER,     aprovado. Nesse período sempre jogou futebol. Em 1978 abriu um escritório em Floresta-PR e Ivatuba-PR e mudou-se para Ivatuba.
 Em 1982 casou-se, e neste perído desenvolveu um projeto de micro-bacias com todos os agricultores e lideranças principalmente com a     Prefeitura onde levou o município a ser o primeiro do Brasil a fechar todas as áreas das micro bacias.
Através desse projeto foi escolhido pela comunidade e por lideranças políticas a concorrer o cargo do Prefeito, vindo assumir o cargo pela primeira vez em 1989.
 A carreira política de Vanderlei teve início na década de 1980 com sua filiação ao PTB.   Apoiado pela sua comunidade, mesmo dispondo de poucos recursos financeiros em 1989         candidatou-se pela primeira vez ao cargo de Prefeito, concorreu como único candidatoonde recebeu 1600 votos para atuar na gestão 1989-1992.
 Empenhado em realizar melhorias para seu município, em 199 lançou novamente sua candidatura, defendendo o PP foi eleito com 1200 sufrágios para legislar de 1997-2000.
 No pleito seguinte disposto a dar continuidade em seus projetos, concorreu novamente ao cargo e com 1500 votos foi reeleito para administrar o município na gestão 2001-2004. Em 2008, por vontade própria desmembrou-se do seu antigo partido vindo a filiar-se ao PSB. Na qual venceu novamente a eleição, tornando se o prefeito que esteve mais vezes frente da administração municipal Nos  seus mandatos  ( 16 anos como prefeito) realizou dezenas de obras e benfeitorias para a população junto com o governo federal e estadual na qual vale destacar:




 Saúde
Aquisição de ambulância
Ambulatório odontológico da escola Afranio Peixoto
Ambulatório odontológico para adultos
Municipalização e reforma do Hospital Municipal
Reforma e ampliação do posto de saúde





Jardim Refugio e IAP
 Adequação e cascalhamento
Ampliação da rede elétrica em parceria com o  IAP
Construção da rede de galeria fluvial.
Construção do campo de suíço
Asfalto do Jardim refugio
Iluminação do Jardim Refugio e do IAP
 

Esporte

Complexo esportivo Hercílio Amboni
Reforma do Ginasio Nivaldo Trevisan
Copa MERCOSUL I e II
Escolinha de Futebol e de Kung foo
Projeto Ginástica da melhor idade

 Agricultura
Cascalhamento e Manutenção de rodovia rural
Centro de convivência da Vila Rural
Patrulha rural
Iluminação da Vila Rural
Educação

Reforma da Escola Afrânio Peixoto
Reforma da pré-escola Zelinda Carlota
Creche Municipal
Brinquedoteca
Pré-escola Olavo Bilac
Reforma do Parque Infantil
Biblioteca Cidadã

Infra-estrutura
Aterro sanitário
Asfalto e calçadas no Jardim Primavera
69 casas populares no Jardim Caroline
Centro de convivência Hercílio Feltrin’
Ampliação da rede elétrica
Geração de emprego através do apoio as fabricas de confecção.
Negociação do terreno do Residencial Esperança para a empresa CCP















 Líder ativo em comunidade Santini  atuou como capitão do time de futebol, Diretor do  Grêmio Estudantil, Locutor esportivo, Presidente do Country Club Presidente da AMUSEP, Funcionário da EMATER a 35 anos. Faleceu no dia 15 de outubro de 2013, vitima de um infarto, deixando marcas de saudades em milhares de amigos.







4 comentários:

  1. é isto ai Jota, vc fala a verdade depois esta administração fica falando que eles que conseguiram o terreno das casinhas e foi o Vanderlei que negociou tudo. Agora a Prefeitura ganhou o terreno aonde era a Cocamar para fazer 30 casas pela Cohapar e cade nada até agora.

    ResponderExcluir
  2. Esse merece muito respeitode nois Ivatubense pois fez muito pela nossa querida Ivatuba..... dificil era ver a cidade suja, triste, sem eventos importantes pois ele era um adiministrador e politico nato e de muito respeito na regiao e ate mesmo no pais conhecido pela sua garra e trabalho para o povo. Obrigado Santini vc fez a diferença assim como o Adolfo para nossa querida e amada IVATUBA. Parabéns jota mais uma reportagem muito bem feita!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa coluna, deu pra matar a saudades desses grandes homens. Parabéns João pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Faz falta pra Ivatuba iria mudar nossa triste realidade!!!!

    ResponderExcluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...