segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Ivatuba já teve outro Padroeiro. Entenda a História

Recentemente foi comemorado no município o dia da Padroeira Nossa Senhora do Rocio. No entanto antes da santa de Paranagua ser nomeada como padroeira de Ivatuba, a cidade possuia um outro padroeiro. ”.Os católicos que se deslocaram para essas paragens nutriam muita fé em São Sebastião, chamado carinhosamente de “São Sebastiaozinho” – santo tradicionalmente evocado para livrar a população de toda e qualquer desgraça.  

Ele era clamado pelas destemidas mulheres que acompanhavam seus esposos e filhos na labuta diária do desmatamento da floresta que daria lugar à cultura do café. O perigo era iminente, os trabalhadores se aventurarem pela mata fechada e, não raro, se deparavam com onças, cobras e outros animais. Por intermédio do Santo, mães, esposas e irmãs rogavam a proteção aos maridos, filhos e agregados, oravam por bons resultados da lavoura, pela chuva no tempo certo e abundantes colheitas. Enfim, depositavam Nele assuas esperanças em um futuro promissor e o tomavam como intercessor junto a Deus.

Resultado de imagem para são sebastião No entanto, a mais antiga igreja urbana de Ivatuba foi oficialmente consagrada em 31 de maio de 1960,pelo então bispo Dom Jaime Luiz Coelho, paraa Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná. Embora relutante, a população aceitou essa patronesse e, anos mais tarde, acolheria também a instituição das capelas devotadas ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora de Fátima, popularmente conhecida como Capela Sapata.

Um comentário:

  1. Que interessante essa historia, morei em Ivatuba de 77 a 84 e não conhecia.
    Um abraço João Paulo e parabéns pelo site

    ResponderExcluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...