quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Torneio de Truco em Ivatuba


Dia 5 de novembro, as 20 horas acontece o torneio de truco organizado pela secretaria de esportes, como forma de comemoração do aniversário de Ivatuba. Confira o regulamento:


Regulamento Truco

Regulamento Técnico de Truco
1. A competição será disputada na categoria única acima de 18 anos completos na 1ª partida do evento. Será permitida a inscrição de 2 (dois) atletas.
2. A competição de Truco será regida pelas regras oficiais da Federação Paranaense de Truco (FPRT) (http://www.trucoparana.com.br/regulamento.php), salvo os dispostos contidos neste regulamento técnico.


3. Carteada:
  • 3.1 O sorteio para saber quem iniciará dando as cartas será feito pela escolha por parte de cada jogador de uma carta do baralho, com o valor das cartas seguindo a ordem do truco: paus, copa, espada e ouro, a partir do três.
  • 3.2 Na primeira vaza ou carteada, de cada mão, as cartas deverão ser abertas, não sendo permitido fechá-las no baralho.
  • 3.3 No corte, a carta do companheiro não poderá ser vista, assim como é proibido olhar a boca do baralho ou carta de cima, como também, o carteador não poderá em hipótese alguma olhar qualquer carta de seu parceiro e a boca do baralho, tendo como penalidade a perda do corte ou a dada, havendo reincidência, perda do ponto na jogada.
  • 3.4 Quando alguém jogar duas cartas de uma só vez na mesa, a carta de baixo estará cortando ou matando a carta jogada pelo adversário, e a carta de cima será a torna. Para prevenir qualquer problema solicitamos aos jogadores que procurem jogar na mesa uma carta por vez, sempre na sua hora, e evite mostrar cartas segurando-as na mão.
  • 3.5 As cartas serão dadas uma a uma, no sentido anti-horário, virando a última (13ª carta) e, após as três vazas jogadas, deverão permanecer todas abertas na mesa, devendo ser recolhidas pelo próximo carteador.
  • 3.6 As cartas somente poderão ser dadas por baixo do baralho.
  • 3.7 Caso algum jogador recolher as cartas antes do carteador de direito, deverá ser advertido para não mais fazê-lo. Em caso de reincidência a dupla adversária ganhará 01(um) ponto e continuará normalmente dando a carteada.
  • 3.8 Será permitido fazer maço com as cartas que estiverem abertas na mesa, podendo o jogador encarregado do corte cerrar o baralho sucessivamente até três vezes, se assim o desejar. Tanto o embaralhamento como o corte e a dada de cartas deverão ser feitos sobre a mesa de jogo.
  • 3.9 Após o término de uma partida (12 pontos), o baralho segue normalmente para o início da mão seguinte/da vez.
  • 3.10 Se houver incorreção na dada das cartas (Ex.: olhar a carta; carta virada; duas ou quatro cartas; etc.) perde a carteada e o baralho passa normalmente para o jogador colocado a seguir na mesa. Na reincidência do jogador ou da dupla, perde ponto e passa o baralho a frente.
  • 3.11 É proibido trucar com duas ou com quatro cartas. O erro deverá ser acusado, passando-se o baralho para o jogador colocado a seguir na mesa. Na reincidência, a dupla perde ponto e passa o baralho.
  • 3.12 O baralho poderá ser trocado a qualquer momento da partida, desde que solicitado pelos participantes e tenha a anuência da comissão organizadora.
  • 3.13 É terminantemente proibido o uso de objetos que reflitam as cartas ou quer que sejam, assim como, marcar as cartas (ex.: com unhas, tintas, rasuras, outros produtos, etc.) sob pena da dupla ser desclassificada e eliminada sumariamente da competição e, ainda, poderá vir a sofrer outras sanções previstas no Manual de habilitação e serviços do Sesc Paraná.
  • 3.14 Em caso de qualquer irregularidade e/ou procedimento ilícito durante o jogo/etapa por parte de algum jogador/dupla, se comprovado, a dupla que cometeu o fato, será desclassificada e eliminada da competição respectiva Etapa e/ou do Campeonato e, ainda, poderá vir a sofrer outras sanções previstas no Manual de habilitação e serviços do Sesc Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...