quinta-feira, 4 de junho de 2015

Fotos Históricas: As primeiras missas e manifestações de fé em Ivatuba

Procissão em Louvor a São sebastião
Frente ao medo do desconhecido e das provações a serem enfrentadas, as famílias que se dispuseram a habitar a região de Ivatuba inseriram um “cruzeiro” na paisagem local e o instituíram como o lugar reservado ao sagrado e às manifestações de sua fé. o cruzeiro também configurava como um marco ou ponto de encontro dos moradores, políticos e visitantes que vinham conhecer as “abençoadas terras férteis”.

 Os católicos que se deslocaram para essas paragens nutriam muita fé em São Sebastião. Por intermédio do Santo, mães, esposas e irmãs rogavam a proteção aos maridos, filhos e agregados, uma vez que o perigo era iminente, os trabalhadores ao enveredavam pela mata fechada, não raro, se deparavam com insetos nocivos a saúde, onças, cobras e outros animais. Elas oravam também por bons resultados da lavoura, pela chuva no tempo certo e abundantes colheitas. 

No entanto, a mais antiga igreja urbana de Ivatuba foi oficialmente consagrada para a Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, em 31 de maio de 1960, pelo então bispo Dom Jaime Luiz Coelho.Embora relutante, a população aceitou essa patronesse e, anos mais tarde, acolheria também a instituição das capelas devotadas ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora de Fátima, popularmente conhecida como Capela Sapata. ( informações retiradas do livro Ivatuba: História, Memória e Tradição Parananense, escrito por este blogueiro historiador e pela prof Sandra Pelegrini)

Confira algumas imagens desse período cedidos pela família Salvador e por Hélio Presa, marcante para história de Ivatuba.
Construção da 1º Igreja, 1948
Missa, Padre Pedro Jarussi, 1950




1951- Procissão a São Sebastião, é possível ver o santo, carregado no fundo



2 comentários:

  1. Todas estas fotos jah foram publicadas no Grupo Ivatuba, por nosso amigo Helio Presa.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a reportagem, mto bom ver essas fotos, parabens

    ResponderExcluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...