quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ivatuba no Conselho Regional de Medicina Veterinárina

O Instituto Adventista Paranaense (IAP), em Ivatuba, sediou a etapa paranaense do Seminário Nacional sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária para os Serviços de Inspeção Municipal (SISBI/POA/SUASA), recebendo médicos veterinários dos municípios e de órgãos dos governos do estado e federal. O objetivo é encaminhar os municípios da região e do Paraná para a adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), passo importante para apoiar a agricultura familiar e a pequena agroindústria.


O evento foi aberto pelo prefeito de Ivatuba, o médico Robson Ramos, que destacou a importância do seminário e do SUASA, especialmente para os pequenos municípios e para a promoção de desenvolvimento regional.
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR), Eliel de Freitas, veio a Ivatuba e destacou a preocupação da autarquia em relação aos profissionais médicos veterinários e zootecnistas que participam dos sistemas de inspeção de produtos de origem animal, elogiando a parceria da Amusep em abrigar o evento no Paraná, além de anunciar os seminários organizados pelo CRMV-PR em diversos municípios, em parceria com o Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor.
O presidente da Amusep, Edgar Silvestre (Deca), prefeito de Marialva, zootecnista, lembrou que a Amusep, junto com o Sebrae, a Emater e outros parceiros vem debatendo o tema há alguns anos e que é chegada a hora dos municípios da região unificarem as suas legislações municipais, implantado o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e os Serviços de Inspeção Municipal.
Deca falou sobre a Amusep, que se tornou uma associação de municípios de referência no municipalismo do Paraná e do país, com estrutura técnica, programa de desenvolvimento (Pró-Amusep) e agora dois grandes consórcioes implantados, de Saúde Cisamusep e de Gestão Proamusep, além de quatro consórcios microrregionais de Desenvolvimento.
Participaram do seminário Fernando Fagundes Fernandes, médico veterinário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Selênio Sartori, engenheiro agrônomo, diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária (Cisama), representando o Ministério de Desenvolvimento Agrário; Elza de Moraes, gerente estadual da Adapar, representando o presidente Inácio Kroetz; Elias Zinczuk, da Confederação Nacional dos Municípios CNM; profª Gisele Gadotti, da Agência deDesenvolvimento Lagoa Mirim, da Universidade Federal de Pelotas; Eliezer de Oliveira Santos, representando o IAP; Joversi Rezende, representando o Sebrae; jornalista Marcos Batista, assessor de Comunicação do Conselho Regional de Medicina Veterinária, e Luiz Fernando Leivas, Agência de Desenvolvimento Lagoa Mirim.
O evento contou com 223 participantes, o maior realizado até agora nos estados brasileiros



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...