segunda-feira, 15 de abril de 2013

Coluna Fotos Históricas: 1961, Ivatuba de distrito para cidade

O Ivatuba em foco estréia hoje a coluna Fotos Históricas. Mensalmente algumas  imagens marcantes da história da nossa cidade irão ao ar, para conhecermos um pouco sobre o passado da cidade.
Para estreia, escolhemos uma data muito marcante: A posse do primeiro prefeito eleito de Ivatuba, o Sr Vander Ribeiro  em 1961, data em que Ivatuba deixou de ser distrito de Maringá e passou a ser município.
  Vander nasceu  em Campina Grande do Sul no Parana e  mudou-se para Ivatuba em 1960.  Em 1961 disputou a eleição para prefeito contra Augustinho Grasso. Vander era apoiado pelos pioneiros de São Paulo, já Augustinho recebia o apoio dos catarinenses.  Vander Ribeiro dirigiu o município nos anos 1961 à 1965 (31/01/1961-31/01/1965). A posse do primeiro prefeito eleito de Ivatuba teve a presença de autoridades da região como o Bispo Dom Jaime e o  de representante do então  governador Moisés Lupion.
      No exercício como prefeito  incentivou a cafeicultura ivatubense que despertava como uma das maiores produtoras da região, alem de apoiar os  produtores do munícipe.
Permaneceu na cidade  até 1968, ano que se transferiu para Curitiba. Atualmente reside  em Piraquara, região próxima da capital do estado. Confira as fotos desse período tão significativo  para Ivatuba!

O povo reverencia o 1º prefeito eleito de Ivatuba

Vander Ribeiro e ao fundo
o bispo D. Jaime 

Posse do prefeito Vander Ribeiro

Vander Ribeiro aos 91 anos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...