terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Os números da Dengue em Ivatuba

Nos últimos dias, tem chovido alem do normal na nossa cidade. Com isso o foco da dengue tem aumentado consideravelmente. A Secretaria da Saúde divulgou nesta segunda-feira (25) os novos números da dengue no Paraná. Mais dois municípios se encontram em situação de epidemia, totalizando 13. São João da Caiuá, no noroeste, e Engenheiro Beltrão, na região centro-ocidental – que apresentaram 27 e 65 casos, respectivamente – entraram na lista por ultrapassarem a marca de incidência de 300 casos por 100 mil habitantes.O último boletim havia sido divulgado na terça-feira (19).

De acordo com o boletim, foram confirmados 5.438 casos da doença, entre agosto de 2012 e esta segunda-feira, e seis mortes causadas pela dengue, em 2013. Paranavaí, São Carlos do Ivaí, Japurá, Peabiru, Fênix, Quinta do Sol, Terra Rica, Primeiro de Maio, Santa Fé, Formosa do Oeste e Tamboara também estão com epidemia da doença. Os casos se concentram nas regiões noroeste e oeste do estado.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, destacou que o estado enfrenta um período crítico da doença devido ao clima. “O combate à dengue deve ser feito durante todo o ano, mas devemos ficar atentos ao período de calor intenso e chuvas, que favorecem a proliferação do mosquito transmissor da doença”.
Em Ivatuba, segundo a Secretaria de Saúde, o número de casos notificados chega a 51 e de casos confirmados a 17.  Segundo a secretária de Saúde Graziele Ruiz, este cenário deve-se principalmente ao alto número de chuvas nos meses de Janeiro e Fevereiro e ao sistema de prevenção feito ano passado considerado ineficiente.
Nos meses de Janeiro e Fevereiro foram feitos arrastões no município  No entanto  se cada cidadão não se conscientizar e policiar o mosquito da dengue, ele tende a aumentar

Só no Paraná o numero de casos aumentou de 361 para 12.040.
Por isso, é fundamental, não use vasos ou jarros de flores ou plantas com água acumulada, mantenha os vasos de plantas secos, tampe as caixas d'água, mantenha o quintal livre de pneus, copos, latas e quaisquer recipientes que possam acumular água e facilitar a reprodução do mosquito.Evite jogar lixo próximo a bueiros. Se eles entupirem, poderão formar poças de água que facilitarão a proliferação do mosquito.
Se for necessário manter recipientes com água para o abastecimento da casa, deixe-os muitos bem tampados, para evitar a entrada do mosquito.
A comunidade toda agradece.

Um comentário:

  1. pois é, a dengue ta solta e chego em ivatuba, ta na hora de nós todos cuidar melhor do nosso quintal...afinal sao bst casos pra uma cidade pequena como a nossa...mas o importante é continuar o trabalho de prevençao que esta sendo feito

    ResponderExcluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...