quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Italianos colocam ex-arcebispo de Maringá entre os favoritos ao papado


O ex-arcebispo de Maringá e ex-bispo de Ponta GrossaDom João Braz de Aviz, está entre os nomes mais cotados pela imprensa italiana para suceder o Papa Bento XVI. Jornais como o Corriere della Sera, de Milão, e o Il Mattino, de Nápoles, incluíram o nome do religioso, de 65 anos, em uma lista com alguns cardeais considerados os principais candidatos a se tornar o próximo líder máximo da Igreja Católica.Na lista divulgada pelo diário milanês foram relacionados 23 religiosos favoritos para concorrer ao posto. Dom João aparece com outros dois sul-americanos: o também brasileiro e arcebispo de São PauloOdílio Pedro Scherer, de 63 anos, e o argentino Leonardo Sandri, de 69 anos.
Divulgação / Arquidiocese de Maringá / Dom João já trabalhou em prol da igreja em Apucarana, Ponta Grossa e lecionou teologia em Londrina+ ampliar imagem
Dom João já trabalhou em prol da igreja em Apucarana, Ponta Grossa e lecionou teologia em Londrina

Trajetória
Catarinense de Mafra, Dom João de Aviz estudou em Roma e foi ordenado padre da diocese de Apucarana, em novembro de 1972. Foi reitor do Seminário Maior de Apucarana e Londrina e, também, professor de Teologia Dogmática junto ao Instituto Paulo VI, emLondrina. Além disso, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória, Espírito Santo, em 6 de abril de 1994.
Coordenou a Diocese de Ponta Grossa entre 1998 e 2003 e a Arquidiocese de Maringá entre 2003 e 2004. Foi arcebispo de Brasília (DF) entre 2004 e 2011, quando deixou o Brasil para ser prefeito daCongregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano.
No ano passado, foi um dos seis cardeais não-europeus nomeados pelo Papa Bento XVI. Ele apoia a preferência para os pobres na teologia da libertação da América Latina, mas não os excessos de seus defensores.
O atual arcebispo de Maringá, dom Anuar Batisti, vê com bons olhos o nome do catarinense, mas disse acreditar que dom João Aviz não será empossado porque foi eleito recentemente como cardeal. “Teria todas as condições, mas acredito que será difícil. É muito jovem e está há pouco tempo no Vaticano”, argumentou.


http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1344668&tit=Italianos-colocam-ex-arcebispo-de-Maringa-entre-os-favoritos-ao-papado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...