quinta-feira, 8 de março de 2012

Parabéns a todas as mulheres!

Hoje dia 8 de março é comemorado o dia internacional da mulher, para todas aquelas que amamos, que nos orgulhamos e que admiramos o nosso Parabéns!!

Deixo pra vocês uma musica do grande Erasmo Carlos, que imortalizou em versos e melodia todo amor pelo sexo feminino!




História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

3 comentários:

  1. Grazielli Vercezi8 de março de 2012 09:43

    obrigada pela homenagem feita a todas nós mulheres

    ResponderExcluir
  2. Isso ae Jota!! obrigada pela justa homenagem! e Parabéns para nós mulheres!

    ResponderExcluir
  3. Quero agradecer os presentes recebidos. Quero agradecer os emails recebidos com textos de muita qualidade. Quero agradecer o carinho das mensagens. Quero agradecer os pequenos bate-papos com votos de felicidade. Quero agradecer os muitos votos recebidos neste dia especial. Que Deus abençoe todas nós, mulheres pq, sem nós, não haveria ninguém nesse mundo. Mas, quero falar também que, como diz uma amiga: "enquanto a mulher precisar de leis específicas para proteger seus direitos, toda conquista aparente e discursos decorados são engodos".
    Um muitooo feliz dia internacional das mulheres a todas nós! E que possamos um dia viver num mundo sem necessidades de leis, onde o respeito e o carinho imperem em todas as situações!!! Bjusssssssssss

    ResponderExcluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.